Hoje o assunto em destaque é sobre o mercado de jeansware.
Confecção de jeans é um dos mais impressionantes mercados da indústria têxtil.
Um tecido descoberto de forma rústica, utilizado para cobrir barracas, se
transforma e vira a roupa mais universal já criada. Por isso, hoje vamos nos
aventurar na história do denim e explorar algumas curiosidades. Vamos nessa?
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Fonte Pinterest
Foi em 1792 aconteceu a primeira aparição, nesta época um
tecido pouco maleável e de tons de marrom, chamado de tecido de nimes, pois
surgiu na cidade de Nimes na França, isso mudou rápido para denim. Por meados
de 1837, em São Francisco Califórnia, época chamada Corrida do Ouro, pois
economia transbordava pepitas de ouros, aumentando a população para 78 mil
habitantes, na cidade há ouro, mas falta todo o restante! Levi Strauss um
alemão, visionário, trabalhava como camelô, levava em sua carroça uma
diversidade de mercadorias trazidas do Oeste, inclusive um tecido muito
resistente que chamou sua atenção, com intenção de cobrir barracas. Um mineiro
com os bolsos cheios de pepitas, se aproxima de sua carroça a procura de calças
para trabalhar, queixando-se da falta de durabilidade de todas que já havia encontrado.
Levi Strauss, não se abala, coloca o tecido destinado as barracas embaixo dos
braços e vai com o mineiro a um alfaiate. Tão logo Levis Strauss adaptou o
tecido, transformando-o em uma nova versão mais confortável, leve e ainda assim
durável. Com tingimento feito com índigo, uma tinta vegetal azul. Somente 1860,
nascia a primeira calça Levi’s, a 501. Ao expirar a patente, os concorrentes
tomaram conta do mercado, e veio a popularização.
O boom absoluto veio com uso das peças por celebridades de
Hollywood, Marlon Brando, James Dean que criou o look blue jeans. Não vamos
esquecer de Marylin Monroe com todo seu glamour sensual. Em 1970, entram em
cena as bocas de sino, com os hippies. Nos anos 80 as estrelas do rock levantam
a bandeira denim, trazendo o jeans para o estilo high fashion. Dos anos 90 em
diante o jeans vem se transformando com novidades ousadas, descoladas, versões
mais clássicas.
Chega de história e curiosidades, vamos falar dos nossos
polos de confecção de jeans. O jeans no Brasil é coisa séria, pois corresponde
a 68% de todo vestuário fabricado no país, cerca de 280 milhões de metros do
tecido por ano. Somos o segundo maior mercado do jeans do mundo, sendo o Brás
em São Paulo responsável por mais de 55% (154 milhões de metros) desta porcentagem.
As cinco mil confecções e lojas da região vendem 11 milhões de peças por mês
entre calças jeans, shorts. bermudas, jaquetas, saias e vestidos. Nada menos do
que 132 milhões de jeans por ano, em média. Toritama, localizada no agreste de
Pernambuco, com a distância de 164 km de Recife, é a Capital do Jeans.
Responsável por 16% da produção nacional girando em torno de seis milhões de
peças nas latas temporadas, 60 milhões de peças confeccionadas por ano. Gera
cerca de 25 mil empregos e beneficia os municípios vizinhos, como Caruaru,
Surubim, Vertentes, Frei Miguelinho e Santa Maria do Cambucá.
Maringá, Londrina, Apucarana e Cia Norte, são cidades
localizadas nas regiões norte e noroeste do Paraná, considerada um dos mais
importantes polos têxtil do país, aonde o Jeans é o carro chefe, sendo
responsável por 70% do faturamento.
Estas cidades são conhecidas como o “corredor da moda”.
É um dos mercados mais versáteis na confecção de roupas,
existindo todo tipo de peça hoje em dia, fora que se vende do revolucionário 3
peças por R$ 100,00 até grandes grifes. São 135 anos de história e evolução.
Além da Levi’s, vou citar algumas marcas que se destacam
mundialmente quando o assunto é jeans: colcci, diesel, calvin klein e lee.