Sabemos que vender roupas no atacado não é um processo tão
simples quanto parece. Atacarejo, grade aberta, atacado online, representantes,
ponto de venda, e-commerce de atacado… Enfim, são diversas formas de vender no
atacado, e consequentemente são também inúmeras as possibilidades de desafios
em cada modalidade.
1. Passo:
Melhore os processos por trás das vendas
Muitos confeccionistas e donos de marcas acreditam que a
falta de venda é somente uma consequência da diminuição da demanda. Bom,
infelizmente não existe uma fórmula mágica para diagnosticar as possíveis
causas individuais de cada leitor, mas posso falar com tranquilidade que pelo
menos metade das confecções que não estão com as vendas boas, tem problemas de
produção e processos. A falta de vendas é um sintoma de um problema muito
maior.
Quem me conhece nas redes sociais ou já fez algum
treinamento meu, já está cansado de me ouvir falando: sua confecção não vende
para todo mundo, todo mundo é muita gente!
Já ouviu o termo de quem não é visto não é lembrado? Pois é,
com base nisso, amplie seus canais de vendas online e offline, adaptando sempre
ao que melhor atende seu cliente. Além disso, fique atento ao calendário de
datas anuais, isso pode ser um grande aliado na hora de fazer campanhas,
elaborar descontos e formas de pagamento atrativas para ajudar na monetização.
4. Passo:
Relacionamento
Primeiro, mantenha um bom relacionamento com os
representantes comerciais, eles são fundamentais na hora de alavancar suas
vendas e trazer novos clientes, por isso, certifique-se que eles conhecem bem o
seu produto. E também, não se esqueça de criar metas e bonificações para
motivá-los, isso também funciona com funcionários internos.
Por fim, tome cuidado na hora de copiar a sua concorrência,
você não sabe de onde ele copiou e muito menos o que está por trás de toda
estratégia. Então, não se esqueça de acompanhar sempre os números, replique o
que deu certo e descarte o que não funcionou.
Eduardo Cristian
@eduardocristianoriginal